top of page
Logotipo-Preto.png
  • Foto do escritorGregori Dalgais

Apple adia mudança de privacidade no iOS para 2021. Entenda o porquê isso irá atingir o Facebook.

Apple e Facebook entraram em conflito por questões envolvendo a Proteção de Dados e Privacidade em razão de uma mudança na política de privacidade da última atualização do sistema iOS que vai de encontro ao modelo atual de negócios do Facebook.

Os impactos dessa mudança devem afetar não apenas a monetização feita com publicidade pela rede social, mas também deverá atingir as grandes plataformas de internet. Vejamos as razões.

Na recente atualização do iOS, a Apple anunciou uma alteração na sua política de privacidade e seu SDK (Software Development Kit, estrutura de programação base para o desenvolvimento de aplicativos).

A empresa anunciou que passaria a solicitar explicitamente aos usuários que optem (OPT IN) permitir a ativação do IDFA (identificador único do dispositivo).

O IDFA é usado enquanto um padrão por diversas empresas e ecossistemas de publicidade online como uma forma de otimizar o alcance de conteúdo com precisão extremamente alta.

Antes do anúncio de tal mudança, os usuários deveriam se opor expressamente (OPT OUT) em suas configurações caso desejassem NÃO receber publicidade personalizada, haja vista que a opção vinha automaticamente marcada.

Essa política gerou uma grande reação de comerciantes e anunciantes, como por exemplo o Facebook que apontou para um possível impacto negativo nessa mudança na receita de anúncios no IOS.

Em carta aberta diversos anunciantes apontaram os impactos negativos dessa mudança para o negócios e publicidade online.

Em resposta a Apple anunciou que as mudanças só começam a valer em 2021 e que tal período deve servir para adequação.

Essa data coincide no Brasil com a data da vigência das “multas” da Lei Geral de Proteção de Dados.


 

Conteúdo criado por Gregori Dalgais, coordenador de tecnologia e startups do escritório.

bottom of page